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Natal Inclusivo
Todos os alunos, professores e técnicos que dedicam o seu trabalho e dedicação na promoção da Educação Inclusiva têm desenvolvido, com prazer e empenho, atividades alusivas à quadra natalícia.
Partilhamos, com muito orgulho e satisfação, algumas imagens que testemunham os diferentes momentos desse trabalho, desejando-vos um Natal Especial, na esperança de que todos possamos estar em paz e junto das pessoas mais importantes nas nossas vidas.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Objetivos:
- Sensibilizar toda a comunidade escolar do agrupamento, para algumas realidades próprias da pessoa com deficiência e para algumas necessidades específicas, tais como: aspeto diferente, dificuldades de mobilidade, motricidade, lateralidade, equilíbrio e visão.
- Promover na comunidade educativa do agrupamento, atitudes mais inclusivas e de participação coletiva, maior respeito para com a pessoa com deficiência em geral;
- Trazer para a escola e para as salas de aula mais momentos de visibilidade da inclusão de todos e qualquer um, para que o preconceito seja cada vez menor.
Atividades a realizar no dia 06 de dezembro de 2023 na EB D. Dinis com J.I.
Atividades a realizar no dia 13 de dezembro de 2023 na EB D. Francisca de Aragão
com J. I.
Estação 1- “As tuas mãos vão descobrir o que tocam“(Sensorial/táctil)
Local: Biblioteca/Jardim de Infância
Material: 2 caixas mistério com diferentes objetos (algodão, sabonete,
esfregão, pedra, concha, pinha, plasticina, tecido, saco com farinha, velcro,
etc…)
Descrição da atividade: Os alunos introduzirão as mãos nas caixas fechadas e
dirão ao monitor da estação quais os objetos que reconheceram.
Estação 2- “Não vale olhar!” (Sensorial / táctil com olhos vendados)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de infância
Material: balão com farinha, esfregão, esponja da loiça, lixa, metal, plástica bolha, papel,
feltro, lã, goma eva, etc;
Descrição da atividade: De olhos vendados os alunos tactearão diferentes texturas, que terão
que identificar e que enumerarão ao monitor.
Estação 3- “A que cheira?” (Sensorial olfativo e visual)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de Infância
Material: champô; detergente da loiça; perfume, vinagre, caril, canela, amaciador da roupa,
azeite, feijão, açúcar, leite, etc.
Descrição da atividade: De olhos vendados os alunos terão que descobrir o que estão a
cheirar. Nesta atividade, o monitor deve destapar os frascos pessoalmente (por questões de
segurança) e dá-los a cheirar aos participantes.
Estação 4- “Pinta sem usar as mãos!” (Destreza e adaptação)
Local: Espaço exterior da escola da escola D. Dinis (Pala)
Material: Tintas, pincéis e papel de cenário
Descrição da atividade: O monitor disponibilizará os materiais aos participantes e estes serão
livres de utilizar uma parte do corpo à sua escolha, com a exceção das mãos na realização da
sua produção artística.
Estação 6- “Gincana Inclusiva” (Motricidade)
Local: Espaço exterior da escola
Material: 3 Muletas e cones de sinalização
Descrição da atividade: Colocam-se os cones em linha sinuosa com percurso de ida e volta em
que os participantes farão a corrida com um pé no ar, apoiados na muleta, sendo
desclassificados se tocarem com o pé no chão. Chegados ao fim da linha, mudam a muleta de
braço e o pé de apoio e completam o percurso de regresso.
Estação 6- “Corrida a seis “pés”! ” (Motricidade)
Local: Espaço exterior da escola
Material: Andarilhos e cordas.
Descrição da atividade: Os participantes irão fazer uma corrida utilizando um andarilho. O
participante irá ter os pés amarrados com uma corda. Vence quem chegar primeiro.
Estação 7- “A que sabe?” (Sensorial/paladar)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de Infância
Material: Frascos de vidro com doce, açúcar, sumo de limão, sal, mel, frutas variadas, etc…)
Descrição da atividade: Os participantes com os olhos vendados irão fazer uma prova de
sabores e terão que adivinhar o alimento e as suas características.
Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Assinala-se, no próximo dia 25 de novembro, sábado, o dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
É neste âmbito que, tendo em conta a nossa participação no Projeto “A Teu Lado”, decidimos realizar uma palestra, subordinada ao tema “Violência Doméstica: A Prevenção/Sensibilização pode ajudar a quebrar o seu ciclo de manifestação?”, no próximo dia 29 de novembro, próxima quarta-feira, pelas 9h15, para qual convidamos todos os elementos da nossa comunidade.
Alerta de Risco - Grupo do Whatsapp
Ex.mo Sr. Encarregado de Educação
Vimos, por este meio, informar que foram reportadas por várias Escolas e Agrupamento de Escolas (a nível regional e nacional) muitas situações que dão conta do perigo de os alunos estarem envolvidos em grupos de Whatsapp, nomeadamente um grupo ativo, intitulado «Bora bater o record mundial de mais pessoas num grupo Zap Zap», onde são partilhados conteúdos pornográficos.
A Polícia Judiciária, através dos principais órgãos de comunicação social portugueses, alerta para os riscos que podem ser causados na segurança das crianças e jovens.
Sugere-se que os alunos recusem a adesão a este(s) grupo(s) e que, paralelamente, os encarregados de educação desencadeiem mecanismos de controle parental para evitar situações que possam colocar em risco a integridade física, social ou psicológica dos seus educandos.
A PJ pede aos pais e encarregados de educação que estejam atentos à utilização do whatsapp pelos filhos, designadamente com idade inferior a 16 anos (idade mínima para utilizar a aplicação na União Europeia), avisando-os para recusarem convites de contactos desconhecidos.
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