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2ª edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) está a lançar a 2ª edição do Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ)
Se queres fazer ouvir as tuas opiniões, preocupações, necessidades e expetativas, e participar na tomada de decisões públicas, candidata-te a esta iniciativa!
A Comissão Nacional é uma entidade de referência para a efetiva concretização dos Direitos de todas as crianças e jovens em Portugal, nomeadamente no que respeita ao direito à participação, consagrado no artigo 12º da Convenção dos Direitos da Criança.
Os principais objetivos do CNCJ são:
- Promover o acesso a crianças e jovens a novos espaços de participação social e política;
- Desenvolver nas crianças e jovens competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica;
- Proporcionar o diálogo entre as crianças e jovens e decisores políticos;
- Formar e sensibilizar os/as participantes relativamente às temáticas tratadas na CNPDPCJ, nomeadamente os Direitos da Criança.
Esta iniciativa dirige-se a todas as crianças e jovens residentes em território nacional, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, pretendendo-se chegar a crianças oriundas dos mais diversos contextos e realidades sociais.
As candidaturas decorrem entre 20 de novembro de 2023 e 20 de janeiro de 2024 e o mandato dos conselheiros e das Conselheiras que forem selecionados/as será de 3 anos, entre junho de 2024 e junho de 2027.
Natal Inclusivo
Todos os alunos, professores e técnicos que dedicam o seu trabalho e dedicação na promoção da Educação Inclusiva têm desenvolvido, com prazer e empenho, atividades alusivas à quadra natalícia.
Partilhamos, com muito orgulho e satisfação, algumas imagens que testemunham os diferentes momentos desse trabalho, desejando-vos um Natal Especial, na esperança de que todos possamos estar em paz e junto das pessoas mais importantes nas nossas vidas.






Natal Solidário
Natal Solidário
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Objetivos:
- Sensibilizar toda a comunidade escolar do agrupamento, para algumas realidades próprias da pessoa com deficiência e para algumas necessidades específicas, tais como: aspeto diferente, dificuldades de mobilidade, motricidade, lateralidade, equilíbrio e visão.
- Promover na comunidade educativa do agrupamento, atitudes mais inclusivas e de participação coletiva, maior respeito para com a pessoa com deficiência em geral;
- Trazer para a escola e para as salas de aula mais momentos de visibilidade da inclusão de todos e qualquer um, para que o preconceito seja cada vez menor.
Atividades a realizar no dia 06 de dezembro de 2023 na EB D. Dinis com J.I.
Atividades a realizar no dia 13 de dezembro de 2023 na EB D. Francisca de Aragão
com J. I.
Estação 1- “As tuas mãos vão descobrir o que tocam“(Sensorial/táctil)
Local: Biblioteca/Jardim de Infância
Material: 2 caixas mistério com diferentes objetos (algodão, sabonete,
esfregão, pedra, concha, pinha, plasticina, tecido, saco com farinha, velcro,
etc…)
Descrição da atividade: Os alunos introduzirão as mãos nas caixas fechadas e
dirão ao monitor da estação quais os objetos que reconheceram.
Estação 2- “Não vale olhar!” (Sensorial / táctil com olhos vendados)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de infância
Material: balão com farinha, esfregão, esponja da loiça, lixa, metal, plástica bolha, papel,
feltro, lã, goma eva, etc;
Descrição da atividade: De olhos vendados os alunos tactearão diferentes texturas, que terão
que identificar e que enumerarão ao monitor.
Estação 3- “A que cheira?” (Sensorial olfativo e visual)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de Infância
Material: champô; detergente da loiça; perfume, vinagre, caril, canela, amaciador da roupa,
azeite, feijão, açúcar, leite, etc.
Descrição da atividade: De olhos vendados os alunos terão que descobrir o que estão a
cheirar. Nesta atividade, o monitor deve destapar os frascos pessoalmente (por questões de
segurança) e dá-los a cheirar aos participantes.
Estação 4- “Pinta sem usar as mãos!” (Destreza e adaptação)
Local: Espaço exterior da escola da escola D. Dinis (Pala)
Material: Tintas, pincéis e papel de cenário
Descrição da atividade: O monitor disponibilizará os materiais aos participantes e estes serão
livres de utilizar uma parte do corpo à sua escolha, com a exceção das mãos na realização da
sua produção artística.
Estação 6- “Gincana Inclusiva” (Motricidade)
Local: Espaço exterior da escola
Material: 3 Muletas e cones de sinalização
Descrição da atividade: Colocam-se os cones em linha sinuosa com percurso de ida e volta em
que os participantes farão a corrida com um pé no ar, apoiados na muleta, sendo
desclassificados se tocarem com o pé no chão. Chegados ao fim da linha, mudam a muleta de
braço e o pé de apoio e completam o percurso de regresso.
Estação 6- “Corrida a seis “pés”! ” (Motricidade)
Local: Espaço exterior da escola
Material: Andarilhos e cordas.
Descrição da atividade: Os participantes irão fazer uma corrida utilizando um andarilho. O
participante irá ter os pés amarrados com uma corda. Vence quem chegar primeiro.
Estação 7- “A que sabe?” (Sensorial/paladar)
Local: Espaço exterior da escola/Jardim de Infância
Material: Frascos de vidro com doce, açúcar, sumo de limão, sal, mel, frutas variadas, etc…)
Descrição da atividade: Os participantes com os olhos vendados irão fazer uma prova de
sabores e terão que adivinhar o alimento e as suas características.

